domingo, 28 de junho de 2009

O recado de Michael


Desde a morte de Michael tenho ouvido algumas críticas quanto ao rumo de sua vida. No caminho para o trabalho, no trabalho, no restaurante, no jornal e na TV, mas uma que me incomodou, foi no salão de beleza.

Deixo de lado o velho costume de jogar "fofoca" fora no salão. Quero deixar essas palavras aqui. Ou seriam perguntas? Ainda tenho muitas dúvidas nessa vida.

A conversa começa com uma fala ensaiada do que é certo, do que ele não devia fazer com a vida dele. Duas mulheres que, depois de duras críticas, falam: "Não é possível, ele era louco. Quem destrói o corpo daquela forma?"

Esse foi o único tema abordado. O fato dele ter ficado branco. Nem falaram das suspeitas de pedofilia...

Eis que olho para o lado e vejo uma senhora de aproximadamente 70 anos. Bastou 1 segundo para notar a sorridente velha insatisfeita. Ela estava ali, entre uma imensidão de botox, pó de arroz, rímel excessivo, decote profundo, calça justíssima, salto 20, voz forçada e estridente. O "perfeito" retrato da nossa humanidade: inconformada com o passar do tempo, ignora a lei da física e não assume a idade com classe e sabedoria. E a consequência se vê nessa senhora, que esqueceu que pensar é necessário para não se tornar débil. Óbvio, salvo exceções (graças!!!) Então eu me pergunto: "Não é possível, ela é louca. Quem destrói o corpo dessa forma?"

No auge da idade do saber, que eu tanto aprecio, parece ter 15 anos. Impressionante como o cérebro de alguns pára no tempo e não vive as dores do mundo com dignidade, só querem apontar o outro. E o outro, nesse caso foi o Michael. Um gênio, tão humano como nós, que usou sua dor como auto-punição e presente eterno: Sua música.
Michael foi um alvo desse mundo exigente e vazio: O próprio pai foi seu maior vilão. Ele não tinha idade para saber que só sua voz bastava. Foi na infância, sob críticas, que começou sua arte e seu desastre psicólogico.

E com todos os contratempos ele transformou sua dor em música: Um recado falado perfeito. Brilhante! E o recado do mundo é um rascunho mal escrito e borrado, pois a mente que aponta, não cria.
Viva Michael!

Nenhum comentário: